sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Descobrindo os Jogos de Guerra

Lá pelos ídos do século passado, mais precisamente em 1972, descobri os jogos de guerra. Inicialmente não sabia o que eram, só achava interessante e divertido jogar. Era a época em que o WAR e o DIPLOMACIA ainda nem haviam chegado ao Brasil. Os GAMES de computador ainda eram bem arcaicos, jogos como o RALY, PITFAL, TANK, DONKEY CONG e PACK MAN eram o sucesso da ATARY, mas estes não eram Jogos de Guerra. Os "joguinhos" de console tomaram conta do mercado Nacional e decolaram. Essa decolagem ofuscou o aparecimento dos Jogos de Guerra de tabuleiro, que no Brasil ficaram restritos aos jogos da GROW (1914 -Diplomacia- e WAR). Eles não tinham o mesmo apelo dos jogos eletrônicos. Hoje a ciência da computação e a informática prosseguem em um crescente desenvolvimento, que busca a perfeição da simulação em jogos de última geração.
Pelos ídos de 2000 voltei a ter contato com os jogos de guerra que conheci em 1972. Desta feita com uma roupagem profissional e voltada para a minha profissão. Jogos de Guerra profissionais com planejamento e situações simuladas que nos colocavam em posição de decisão e comando naquela situação. Foi uma experiência marcante. Em 2005 ainda trabalhando no mesma atividade pude participar da montagem e condução de diversos Jogos de Guerra, o que consolidou o meu interesse, possibilitou que eu estudasse a atividade e, sem dúvida, voltasse a me divertir.
Hoje estou abrindo este espaço onde falarei de Jogos de Guerra. Pretendo adicionar textos e opiniões de todos áqueles fanáticos por Jogos de Guerra.

Nenhum comentário: