domingo, 19 de agosto de 2012

Encerramento do PANAMAX 2012

O comandante das forças navais americanas do Comando Sul da 4ª Frota encerrou oficialmente, no dia 16 de agosto, o exercício PANAMAX 2012 na Estação Naval de Mayport, no estado da Flórida.

O foco principal da PANAMAX 2012 foi treinar uma variedade de respostas, em conjunto com os governos do Panamá e da Colômbia, para proteger e garantir a passagem segura do tráfego comercial pelo Canal do Panamá, manter sua neutralidade e respeitar a soberania nacional. O Panamá controla o canal desde 31 de dezembro de 1991.

O canal do Panamá tem importância estratégica para os EUA e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Com um tempo de travessia de cerca de 9 horas, possibilita o escoamento de 4% do Comércio Marítimo Mundial entre as costas Leste e Oeste das Américas. O Canal tem as seguintes dimensões: Extensão 81 Km., Largura 91,5 m. e Profundidade de 26 m.

O PANAMAX é um exercício multinacional (Jogo de Guerra) realizado anualmente e promovido pelos Estados Unidos.  
Em 2012 os países participantes foram Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia Equador, El Salvador, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. 
“Ao completarmos a PANAMAX desse ano, tenho certeza de que cada um de nós levará muitas boas lições ensinadas pelos outros. Eu encorajo todos os nossos parceiros nas Américas a continuar valorizando os laços profissionais e pessoais que foram criados aqui, pois eles vão durar por muitos anos”, disse o contra-almirante Harris.
FONTE: NavalToday
MATÉRIA: Site Poder Naval
http://www.naval.com.br/blog/2012/08/17/termina-a-panamax-2012/#axzz240uPIJ2A

Nenhum comentário: