quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jogo de Guerra PANAMAX 2012

A Marinha do Brasil mais uma vez participa de um Jogo de Guerra Internacional. O PANAMAX-2012. 
O Jogo de Guerra PANAMAX joga com as decisões a serem tomadas em um cenário fictício, onde uma Força Multinacional opera contra ações de grupos que buscam interferir na operação segura do Canal do Panamá. O Objetivo do Jogo é garantir a estabilidade e a segurança da navegação na região próxima ao canal do Panamá.

O cenário é apresentado como: “A Operação é contextualizada em um cenário fictício em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas institui, por meio de uma Resolução, a criação de uma Força Multinacional, composta por 17 países, cuja tarefa é impedir que grupos armados interfiram na operação segura do Canal do Panamá, garantindo a estabilidade e a segurança da navegação na região. A Força Multinacional será composta por diversos Comandos Combinados, com vertentes Terrestre, Aérea, de Operações Especiais e Marítima. Coube à Marinha do Brasil exercer a função de CFMCC (Combined Forces Maritime Component Command).” (extraído do NOMAR ON-LINE “Marinha participa do Planejamento da Operação PANAMAX-2012” http://www.mar.mil.br/nomaronline/indexNew.html

O jogo de guerra esta sendo realizado em duas fases: planejamento e outra de execução. A fase de planejamento foi realizada no período entre 9 e 13 de julho de 2012. A fase de execução será realizada no período entre 6 e 17 de agosto de 2012. 

A condução do jogo de guerra esta seguindo a doutrina adotada na Marinha dos EUA e sendo orientado por pessoal do Naval War College, que possui uma tradição na realização de Jogos de Guerra. 

Nenhum comentário: