domingo, 28 de outubro de 2012

Resposta ao DESAFIO - A Batalha do Mar de Bismarck - Usando a Teoria dos Jogos.


Resposta pela Teoria dos Jogos:

Estado-Maior Aliado
Estado-Maior Japonês
Rota SUL
Rota NORTE
Busca Rota SUL 1º dia
3 dias de bombardeio
1 dia de bombardeio
Busca Rota NORTE 1º dia
2 dias de bombardeio
2 dias de bombardeio

Utilizando-se o modelo simplificado da Teoria dos Jogos para analisar a situação na Batalha do Mar de Bismarck, podemos concluir que os Aliados deveriam iniciar seu esforço principal de busca pela derrota NORTE. A melhor estratégia para os Aliados dependia da estratégia adotada pelos Japoneses. Eles teriam no máximo três dias de janela sobre o alvo e, na pior das condições, um dia. 

Por sua vez, para os Japoneses escolherem a rota NORTE ou SUL teria as mesmas conseqüências caso os Aliados encolhessem a derrota NORTE. Caso os Aliados escolhessem a derrota SUL a melhor opção dos Japoneses seria terem escolhido a derrota NORTE. Visto isso, sendo a missão do comboio japonês atingir a cidade de Lae, sua maior probabilidade de sucesso estaria em uma janela na qual os Aliados tivessem poucas oportunidades de ataque. Esta janela se confirmaria caso o comboio seguisse a derrota NORTE, onde na pior das hipóteses haveriam dois dias de ataque.

A analise americana da época usou todo o conhecimento adquirido durante jogos de guerra naval realizados na Academia Naval de Anápolis. Estes jogos ocorreram durante o período anterior às hostilidades e ao longo das ofensivas Aliadas no Pacífico. Segundo o Almirante Alte.  CHESTER W. NIMITZ Comandante-em-Chefe  da  Frota  do  Pacífico dos EUA:

“A GUERRA COM O JAPÃO FOI SIMULADA NAS SALAS DE JOGOS DO “NAVAL WAR  COLLEGE” POR TANTA GENTE E DE TANTAS MANEIRAS DIFERENTES, QUE NADA DO QUE REALMENTE OCORREU CONSTITUIU SURPRESA EXCETO AS TÁTICAS KAMIKASE, POUCO ANTES DO FIM DA GUERRA, QUE NÃO FORAM POR NÓS VISUALIZADAS.”


Esta afirmação demonstra a importância dada, pelos EUA, aos Jogos de Guerra na tomada de decisões e na condução de ações durante um conflito entre Nações.

A resposta da Teoria dos Jogos é que os Japoneses deveriam determinar que seu comboio seguisse pela derrota NORTE, onde sua probabilidade de sucesso seria maior. Os Aliados, por sua vez, deveriam patrulhar logo no primeiro dia, a derrota NORTE, que independente da opção Japonesa, traria resultados positivos ao esforço de guerra Aliado.
O resultado histórico mostrou a utilidade do conhecimento de Jogos e da Teoria dos Jogos no processo de tomada de decisão, confirmando que os Aliados foram vitoriosos na batalha.

Nenhum comentário: