domingo, 28 de outubro de 2012

Resposta ao DESAFIO - A Batalha do Mar de Bismarck - E.M. Aliado


Resposta da História:

Estado-maior do Comando Aliado

O que você faria se fosse oficial do Comando Aliado?
O planejamento mostra que são possíveis duas derrotas entre RABAUL e LAE:
Derrota NORTE – Mar de Bismarck – Passando pelo Estreito entre a Nova Guiné e a Ilha da Nova Bretanha.
Vantagens desta derrota
– passagem obrigatória por um ponto focal – estreito entre a Nova Bretanha e Nova Guiné – aumento da probabilidade de detecção.
- maior janela de contato com o inimigo no caso de uma detecção no alcance máximo das patrulhas aéreas.
- soberania aérea dos Aliados na região.
- baixa cobertura pela aviação Japonesa baseada na Nova Bretanha e Nova Guine devido às incertezas meteorológicas.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.
Desvantagens desta derrota
– tempo ruim com baixa visibilidade.
– menor probabilidade de detecção e identificação pela aviação Aliada, no alcance máximo das aeronaves de patrulha.
Derrota SUL – Mar de Salomão – Caminho direto até LAE
Vantagens desta derrota
- domínio do mar na região pelos Aliados.
- soberania aérea dos Aliados na região.
- facilidade de detecção, identificação e localização do comboio pela aviação dos Aliados.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.
Desvantagens desta derrota
- alcance das aeronaves de patrulha e reconhecimento – janela de detecção de cinco dias antes do comboio chegar a LAE.
- maior possibilidade de cobertura aérea pela aviação japonesa.

Analise da situação mostra que a escolha da derrota SUL pelos japoneses traria uma vantagem na detecção, localização e ataque do comboio pelas forças aliadas. Existiam meios de superfície e aéreos na região, o que facilitaria a interceptação do comboio. Caso fosse adotada esta derrota a janela para detecção e ataque seria máxima e garantiria o sucesso na interceptação do comboio inimigo. As condições meteorológicas não causariam problemas e estariam favorecendo às ações dos aliados, tanto marítimas quanto aéreas. A rota NORTE diminuía a vantagem dos Americanos em relação à probabilidade de interceptação do comboio, pois sua capacidade aérea estaria limitada às condições climáticas, porém o patrulhamento da região dos estreitos aumentaria drasticamente a probabilidade de que o comboio fosse detectado. Esta detecção se daria para uma janela de três dias de contato com o comboio que poderia garantir ao menos um dia de ataque constante. A melhor situação para os Aliados seria patrulhar a rota SUL, porém estariam incorrendo em um erro ao não considerar as possibilidades do inimigo. A patrulha da derrota NORTE possibilitaria um mínimo de um dia de bombardeio caso os japoneses optassem por qualquer das derrotas.

Qual seu plano de busca no encalço do comboio inimigo?
Escolheria um plano de busca que abrangesse a área dos estreitos no máximo do alcance das minhas aeronaves de patrulha. Esta linha de ação seria favorecida pela opção dos japoneses pela derrota NORTE e, caso optassem pela derrota SUL, garantiria um dia de ataque ao comboio. Foi escolhido, pelo Estado-Maior Aliado patrulhar a área dos estreitos, no ponto focal determinado pela derrota NORTE.

Qual seria sua linha de ação escolhida no cumprimento da missão?
A linha de ação escolhida pelo Estado-Maior Aliado foi o patrulhamento da região dos estreitos considerando a utilização, pelos japoneses da derrota NORTE. Esta opção proporcionaria um maior sucesso na missão de detectar, identificar e atacar o comboio japonês, podendo causar prejuízos às ações japonesas na região e contribuindo para a ofensiva em andamento. 

Nenhum comentário: