Resposta
da História:
Estado-maior
do Comando Aliado
O
que você faria se fosse oficial do Comando Aliado?
O planejamento mostra que são possíveis duas derrotas entre
RABAUL e LAE:
Derrota
NORTE – Mar de Bismarck – Passando pelo Estreito entre a Nova Guiné e a Ilha da
Nova Bretanha.
Vantagens
desta derrota
– passagem obrigatória por um ponto focal – estreito entre a
Nova Bretanha e Nova Guiné – aumento da probabilidade de detecção.
- maior janela de contato com o inimigo no caso de uma detecção
no alcance máximo das patrulhas aéreas.
- soberania aérea dos Aliados na região.
- baixa cobertura pela aviação Japonesa baseada na Nova
Bretanha e Nova Guine devido às incertezas meteorológicas.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.
Desvantagens
desta derrota
– tempo ruim com baixa visibilidade.
– menor probabilidade de detecção e identificação pela aviação
Aliada, no alcance máximo das aeronaves de patrulha.
Derrota
SUL – Mar de Salomão – Caminho direto até LAE
Vantagens
desta derrota
- domínio do mar na região pelos Aliados.
- soberania aérea dos Aliados na região.
- facilidade de detecção, identificação e localização do
comboio pela aviação dos Aliados.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.
Desvantagens
desta derrota
- alcance das aeronaves de patrulha e reconhecimento – janela
de detecção de cinco dias antes do comboio chegar a LAE.
- maior possibilidade de cobertura aérea pela aviação japonesa.
Analise
da situação mostra que a escolha da derrota SUL pelos japoneses traria uma
vantagem na detecção, localização e ataque do comboio pelas forças aliadas. Existiam
meios de superfície e aéreos na região, o que facilitaria a interceptação do
comboio. Caso fosse adotada esta derrota a janela para detecção e ataque seria
máxima e garantiria o sucesso na interceptação do comboio inimigo. As condições
meteorológicas não causariam problemas e estariam favorecendo às ações dos
aliados, tanto marítimas quanto aéreas. A rota NORTE diminuía a vantagem dos
Americanos em relação à probabilidade de interceptação do comboio, pois sua
capacidade aérea estaria limitada às condições climáticas, porém o
patrulhamento da região dos estreitos aumentaria drasticamente a probabilidade
de que o comboio fosse detectado. Esta detecção se daria para uma janela de três
dias de contato com o comboio que poderia garantir ao menos um dia de ataque
constante. A melhor situação para os Aliados seria patrulhar a rota SUL, porém
estariam incorrendo em um erro ao não considerar as possibilidades do inimigo.
A patrulha da derrota NORTE possibilitaria um mínimo de um dia de bombardeio
caso os japoneses optassem por qualquer das derrotas.
Qual
seu plano de busca no encalço do comboio inimigo?
Escolheria
um plano de busca que abrangesse a área dos estreitos no máximo do alcance das
minhas aeronaves de patrulha. Esta linha de ação seria favorecida pela opção
dos japoneses pela derrota NORTE e, caso optassem pela derrota SUL, garantiria
um dia de ataque ao comboio. Foi escolhido, pelo Estado-Maior Aliado patrulhar
a área dos estreitos, no ponto focal determinado pela derrota NORTE.
Qual
seria sua linha de ação escolhida no cumprimento da missão?
A
linha de ação escolhida pelo Estado-Maior Aliado foi o patrulhamento da região
dos estreitos considerando a utilização, pelos japoneses da derrota NORTE. Esta
opção proporcionaria um maior sucesso na missão de detectar, identificar e
atacar o comboio japonês, podendo causar prejuízos às ações japonesas na região
e contribuindo para a ofensiva em andamento.
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