domingo, 28 de outubro de 2012

Resposta ao DESAFIO - A Batalha do Mar de Bismarck - E.M. Japonês

O desafio sobre a Batalha de Bismarck pode ser respondido da seguinte forma, sob o ponto de vista do Oficial de Estado-Maior das Forças Armadas do Japão:

Resposta da História:

Estado-maior do Comando Naval Japonês:

O que você faria se fosse um dos componentes do Estado-Maior Japonês?
O planejamento mostra que são possíveis duas derrotas entre RABAUL e LAE:

Derrota NORTE – Mar de Bismarck – Passando pelo Estreito entre a Nova Guiné e a Ilha da Nova Bretanha.
Vantagens desta derrota
– tempo ruim com baixa visibilidade
– menor probabilidade de detecção e identificação pela aviação dos EUA.
Desvantagens desta derrota
– passagem obrigatória por um ponto focal – estreito entre a Nova Bretanha e Nova Guiné.
- soberania aérea dos EUA na região.
- baixa cobertura pela aviação Japonesa baseada na Nova Bretanha e Nova Guine devido às incertezas meteorológicas.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.

Derrota SUL – Mar de Salomão – Caminho direto até LAE
Vantagens desta derrota
- espaço de trânsito permitia uma maior dispersão do comboio – dificultar a detecção e identificação. - evitava a passagem por pontos focais de fácil patrulhamento aéreo.
- maior cobertura pela aviação Japonesa baseada em terra devido às boas condições meteorológicas.
Desvantagens desta derrota
- domínio do mar na região pelos EUA
- soberania aérea dos EUA na região.
- facilidade de detecção, identificação e localização do comboio pela aviação dos EUA.
- baixa velocidade de trânsito do comboio.

Analise da situação mostra que a derrota SUL apresenta um maior risco de interceptação do comboio devido ao domínio do mar e aéreo dos EUA somados a alta probabilidade de localização e ataque do comboio, proporcionadas pelas boas condições climáticas reinantes. A derrota NORTE apresenta um menor risco de interceptação do comboio devido à baixa probabilidade de detecção pela aviação dos EUA e não existirem navios americanos ao norte no mar de Bismarck. A rota NORTE diminuía a vantagem dos Americanos em relação à probabilidade de interceptação do comboio, pois sua capacidade aérea estaria limitada às condições climáticas.
O maior risco de detecção do comboio seria nos estreitos entre a Nova Guiné e a Nova Bretanha, onde o deslocamento do comboio demoraria cinco dias em uma região onde a supremacia aérea dos EUA e condições meteorológicas favoráveis permitiriam que o comboio fosse interceptado e a missão fracassasse. O risco estaria nas condições que reinariam no período em que o comboio estaria cruzando os estreitos.

Qual seria a rota escolhida que atenderia ao objetivo de reforçar as posições de Lae?
A derrota escolhida foi a NORTE, que passava pelo Mar de Bismarck. A escolha é lógica, pois apresenta um menor risco à missão do comboio, apesar do perigo na passagem pelos estreitos. O mar de Bismarck não oferecia ameaças de superfície ao trânsito do comboio e tinha baixa probabilidade da atuação da aviação dos EUA.

Qual seria sua linha de ação escolhida para cumprir a missão?
A linha de ação escolhida pelo Estado-Maior Japonês foi a de levar o comboio costeando a Ilha da Nova Bretanha, sob a eventual proteção da aviação Japonesa e chegar a LAE cruzando os estreitos entre as ilhas da Nova Guiné e Nova Bretanha.
A linha de ação corria o risco de que a aviação dos EUA detectasse e atacasse o comboio nos estreitos, mas contava que as condições climáticas prejudicassem estas ações e não impedissem ao complemento da missão. 

Um comentário:

hanniahjaelea disse...

Las Vegas Hotel Casino and Spa Review & Ratings - JTM Hub
The casino is a hotel located on the strip, near a 군산 출장안마 shopping center, just 20 하남 출장샵 minutes from 창원 출장샵 McCarran International Airport 남원 출장샵 and 실시간 바카라 사이트 위너바카라 just minutes from Harrah's